Médiuns sensitivos ou impressionáveis

Chamam-se assim às pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, sensação que elas não podem explicar. Esta variedade não apresenta caráter bem definido. Todos os médiuns são necessariamente impressionáveis, sendo assim a impressionabilidade mais uma qualidade geral do que especial. É a faculdade rudimentar indispensável ao desenvolvimento de todas as outras. Difere da impressionabilidade puramente física e nervosa, com a qual preciso é não seja confundida, porquanto, pessoas há que não têm nervos delicados e que sentem mais ou menos o efeito da presença dos Espíritos, do mesmo modo que outras, muito irritáveis, absolutamente não os pressentem.

Esta faculdade se desenvolve pelo hábito e pode adquirir tal sutileza, que aquele que a possui reconhece, pela impressão que experimenta, não só a natureza, boa ou má, do Espírito que lhe está ao lado, mas até a sua individualidade, como o cego reconhece, por um certo não sei quê, a aproximação de tal ou tal pessoa. Torna-se, com relação aos Espíritos, verdadeiro sensitivo. Um bom Espírito produz sempre uma impressão suave e agradável; a de um mau Espírito, ao contrário, é penosa, angustiosa, desagradável. Há como que um cheiro de impureza.

Pesquisando sobre alguns traços comuns de uma pessoa sensitiva, tentei resumir em uma linguagem fácil de entendimento a sensibilidade mediúnica:

– Uma pessoa sensitiva, normalmente sabe de muitas informações sem precisar consultar as pessoas a sua volta, já que seu poder intuitivo e conexão com o universo são muito apurados. Dá a impressão de que está ouvindo os pensamentos das pessoas.

– Em lugares lotados, tais como cemitérios, hospitais, shoppings, estádios, festas em geral, a pessoa sensitiva sente facilmente as energias desses locais tanto boas quanto ruins, isso valendo também para os alimentos.

– Sente com facilidade as emoções das pessoas a sua volta ou até mesmo à distância.

– Tem uma forte sensibilidade quanto ouve temas sobre tragédias em geral na mídia ou lê qualquer tipo de notícia expressa em jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação.

– A respeito das doenças físicas, costuma sentir os sintomas de dores em geral em relação às pessoas a sua volta, pois tem facilidade para captar isso.

– Se alguém próximo não está sendo leal com as palavras ditas, a pessoa sensitiva capta no ar as intenções, os sentimentos da pessoa.

– Tudo que está relacionado ao sofrimento das pessoas em geral, normalmente, o sensitivo capta essas energias e tem sentimento de piedade por elas.

– Um sensitivo apresenta cansaços frequentes ou até mesmo dores pelo corpo, já que suas energias são constantemente sugadas pelas pessoas a sua volta, afinal todos desejam conversar e descarregar muitos problemas e isso poderá gerar futuras doenças físicas.

– Apresenta uma capacidade de criar e inventar de forma incrível, pois tem uma imaginação bastante apurada.

-Apresenta um dom natural para a cura, sente-se fascinado por temas relacionados às terapias holísticas e tudo ligado à área da metafísica.

– Busca autoconhecimento constante, pois nunca está satisfeito com pouco conhecimento sobre a vida, é bastante curioso.

– Adora curtir um lazer nos fins de semana, viajar, passear, estar com a família e amigos, não gosta de monotonia, pois tem liberdade de espírito.

– Faz tudo que gosta e quando não está satisfeito com algo, tenta se livrar dele o mais rápido possível.

– Detesta desonestidade, sentimentos de inveja, egoísmo, raiva, ódio, falta de organização, pois gosta de tudo em ordem, pessoas leais, gosta de respeito e de ser respeitado.

– Muitas vezes, um sensitivo apresenta alterações de humor e isso ocorre em virtude da captação de energias negativas a sua volta, pois não gosta de encobrir ou disfarçar sentimentos.

– Ama incondicionalmente a natureza, os animais e os consideram como parte de sua família.

– Gosta muito de ouvir o que as pessoas têm a lhe dizer, mesmo que seja um bate-papo de desabafo ou até mesmo uma troca de ideias, conselhos ou conhecimento.

– Um sensitivo adora reservar um tempo para si, ouvir seu silêncio interno, ficar quieto, pensar em suas coisas e isso vale também para as crianças sensitivas.

– Não costuma comprar nenhum objeto usado, já que existem energias concentradas da pessoa anterior que o possuiu, não costuma juntar coisas e coisas em casa, se não usa mais, normalmente, doa para as pessoas da família ou passa para frente.

Bom, sabemos que o médium sensitivo, não necessariamente terá todos esses sintomas, porém destaqueiem negrito, um tópico que venho observando em muitos médiuns, sobre o cansaço físico, sem saber que estamos 24 horas por dia doando nossas energias.

Um sensitivo é médium, mas um médium não é forçosamente sensitivo, embora os Espíritos tenham dito a Kardec que em princípio o são.

 

Fonte: Resumo do Livro dos Médiuns e o Livro Somos todos Médiuns