Conhecem o ID JOVEM?

Não. Então, saiba que o ID JOVEM é um documento digital criado pelo governo federal, para beneficiar jovens que apresentem baixa renda. Entre os benefícios disponíveis estão: isenção de taxas em concursos públicos e vestibulares (universidades ou institutos federais), reservas de assentos em transportes interestaduais, com antecedência de até horas (sendo dois assentos gratuitos, e na hipótese, de estarem ocupados, o beneficiado terá direito a mais dois assentos com 50% de desconto do valor da passagem, tal benefício abrange ônibus, trens e embarcações), meia entrada em eventos artísticos, esportivos e culturais.

Quem tem direito?

Para ter direito ao ID JOVEM é preciso: Ter idade entre 15 e 29 anos de idade, estudante ou não; Está inscrito no CaDÚnico e com NIS (Número de Identificação Social) ativos, bem como manter as informações atualizadas pelo período mínimo de dois anos; Possuir renda familiar até o limite de dois salários mínimos. Como se inscrever no ID JOVEM? É necessário fazer o cadastro através do aplicativo ID JOVEM ou por meio do site da Caixa Econômica Federal, procurar por programas sociais e localizar o ID JOVEM. Após o cadastro, será gerado um cartão virtual (identidade), sem necessidade de impressão, basta que no momento de sua utilização, o jovem apresente a imagem do cartão na tela do celular, acompanhada de documento oficial com foto.

  Prazo de validade

O cartão virtual possui o prazo de validade de 180 dias contados de sua emissão. Casso tenha expirada a validade, basta que seja solicitada a emissão de um novo cartão, com nova verificação do preenchimento dos requisitos necessários.